Nota complementar de ICMS
Uma nota complementar de ICMS ocorre quando a NF foi transmitida e por algum motivo foi usado outro CFOP, ou CST, e com isso não calculou o valor de ICMS, veja um exemplo.
Neste caso é preciso fazer uma nota complementar de ICMS, acesse o menu Fiscal > NF-e > Complementar
Vincule a nota que será feito o complemento.
Após a nota ter sido selecionada, é preciso criar um novo CFOP, o código do CFOP precisa ser o de acordo com a operação 5102 venda para o mesmo estado, 6102 venda para outros estados, porém a descrição precisa ser "Complemento de icms", veja o exemplo
No campo de informações adicionais informe o seguinte texto, ajustando com as informações da nota.
"COMPLEMENTO REFERENTE A NOTA NUMERO 999999, DATA 01/01/2025"
Na tela de seleção dos itens, faça o ajuste do CST para o 20 ou de acordo com a indicação da sua contabilidade, se necessário alterar outro campo siga as orientações da contabilidade. Não habilite os Cálculos Automáticos.
Alguns clientes podem ter redução da base de cálculo, neste caso é preciso editar o item, e ajustar a tributação estadual de acordo, após isso seguir para a nota. Se você já estiver na nota, exclua o item, e adicione o mesmo novamente, com isso o sistema já recalcula a nova tributação escolhida.
Após salvar, você vai alterar o nome do item para "NOTA COMPLEMENTAR DE ICMS", também é preciso informar 0 na quantidade do produto e no valor.
Após clique em Visualizar Nota, veja se está tudo de acordo com o que foi solicitado pela contabilidade.






